domingo, 5 de fevereiro de 2012

Como obter resultados na ginástica?




Todo começo de ano algumas coisas acontecem rigorosamente iguais no mundo das academias. Alunos novos empolgados pelas promessas de Reveillon, se matriculam e começam a malhar querendo resultados rápidos muitas vezes para poder pular o carnaval em forma. As perguntas são sempre as mesmas. ''O que eu faço para emagrecer mais rápido?'', ''Qual é a aula que queima mais calorias?'', ''O que que eu tomo para ter resultados mais rápidos?''. E muitas outras. Todos os frequentadores de academia querem resultados, porém, poucos querem fazer o que é nescessário para obte-los. Então resolvi focar em responder apenas uma pergunta que é o título dessa postagem. ''Como obter resultados na ginástica?''
Existem algumas regrinhas que precisam ser seguidas para que se possa obter resultados fazendo ginástica mas é importante deixar claro que existem diversos tipos de resultados e talvez haja uma incompatibilidade sobre o resultado que o aluno quer e o resultado que foi obtido. Por exemplo: O aluno pode querer perder a barriga e depois de um tempo de treino ele percebe que afinou os braços, as pernas, perdeu cintura, perdeu bumbum mas a famigerada barriga continua lá. O treino não foi feito errado pois ele realmente emagreceu, entretanto a barriga não sumir significa que a alimentação do sujeito não é adequada. Vamos então as regras para se obter resultados na ginástica.

1) Faça uma avaliação física. Descubra os seus pontos fortes, fracos e o que você precisa treinar mais. Depois refaça a cada 3 meses para checar os resultados.

2) Experimente todas as modalidades que a academia te oferece e selecione aquelas que você mais gostou. Gostar do que faz é essencial. Se gostar do professor ou da professora melhor ainda.

3) Tenha disciplina. Falte o mínimo possivel.

4) Tenha perseverança. Procure sempre melhorar seu desempenho. Aumente o peso dos halteres ou caneleiras quando sentir que o exercício esta fácil, não espere o professor te mandar pegar mais peso.

5) A ginástica foi feita para sobrecarregar seus músculos e não para sobrecarregar joelhos, tendões, articulações e ligamentos. Em caso de dores que não sejam musculares avise o professor.

6) Não treine com fome. Estar com o tanque vazio vai comprometer o seu desempenho e te fazer passar mal.

7) Obtenha informações técnicas sobre a aula sempre que possivel, quanto mais você conhecer o que faz melhor o seu desempenho.

8) A hidratação é importante mas não fique parando de treinar de 5 em 5 minutos cada aula tem os seus momentos onde o professor libera um tempo para os alunos se hidratarem, entretanto, quanto maior for o calor mais pausas para hidratar e quanto menor o calor menos pausas.

9) Fazer duas ou três aulas em um mesmo dia pode parecer uma boa idéia desde que não seja a mesma aula e isso não ocorra com frequência. Isso é uma coisa que aconteceu muito nos anos 80 e 90. Os alunos faziam duas ou três aulas de Aeróbica e de Step no mesmo dia e no final das contas o que aconteceu? Muitas pessoas começaram a se lesionar e depois quem levou a fama foram as aulas. Até hoje algumas pessoas falam que Aeróbica e Step podem machucar os joelhos. Eventualmente no caso de aulas especiais onde o tempo da aula é maior tudo bem porque essas aulas chamadas de ''Maratonas'' não acontecem com frequência.

10) Faça amizades. Conhecer suas colegas de ginástica vai ser um fator motivacional a mais para você não faltar na academia.

Boas aulas.