domingo, 22 de janeiro de 2012

A vida começa aos 40?


No dia 16 de Outubro desse ano vou completar 40 anos. Dizem que a vida começa aos 40. Será? Só vou saber quando chegar lá, mas de certa forma esse número cabalistico me fez refletir muito sobre o meu futuro no mundo do Fitness. Algumas questões como: Até quando eu vou conseguir dar as aulas de ginástica mais poderosas do planeta? Já tive a oportunidade de abrir a minha academia mas desperdicei por questões pessoais, porém, esse dia vai chegar. Carreira de professor de ginástica tem princípio, meio e fim. Eu vou ter que passar a bola e quando isso acontecer vai ser duro mas terei que ter outra fonte de renda sem abandonar a área que é meu amor eterno.
Vamos deixar de falar de um futuro distante e falar do presente e de um futuro não tão distante. Na virada do ano eu estabeleci algumas metas pessoais que vou correr atrás violentamente. Pode parecer besteira mas resolvi celebrar esses 40 anos ministrando 40 aulas especiais de ginástica. É uma tarefa cascuda pois precisei de muita criatividade para planejar essas aulas. Estruturalmente falando elas estão prontas só esperando serem coreografadas. Nesse mês de janeiro já ministrei 3 e vou fechar o mês na próxima sexta feira com uma super aula de condicionamento físico total para quem quer fazer bonito na praia. Algumas dessas aulas vai dar para documentar em vídeo em tempo real, porém, outras vou filmar o melhor momento delas explicando a metodologia e com ajuda de um staff.
Existem outras metas, porém, prefiro não falar sobre elas porque são muito pessoais e algumas bem ambiciosas e audaciosas. Pois é, se a vida começa aos 40 eu ainda não sei porque não cheguei lá, só sei que tenho muita coisa para viver antes de fazer 40, literalmente vou suar muito a camisa antes de comer o bolo de aniversário. Em 2013 vou fazer 18 anos de carreira e a minha criação a aula de Budô Fit vai completar 10 anos de existência. Mais dois motivos para estabelecer metas interessantes e emocionantes. Vamô que vamô.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Educação Física na academia




Eu não sei vocês mas eu curtia muito fazer as aulas de educação física na escola. Foram essas aulas que me ensinaram a desenvolver o ''espirito esportivo'' elemento que falta em muitas pessoas hoje em dia. Na academia eu aprendi a ''treinar'', levar o corpo até o limite, superar limites e a me divertir praticando atividade física. Eu acredito que as pessoas que tenham vivenciado uma boa educação física escolar tem mais facilidade em se adaptar aos desafios motores de uma academia do que outras que não vivenciaram uma qualidade de aulas similar. Sempre que uma aluna nova começa na ginástica eu faço uma anamnese rápida para saber se ela já praticou a modalidade que estou ministrando, se já praticou outras modalidades e se ela fazia educação física na escola. Dependendo das respostas eu já sei mais ou menos o que vou encarar.



Nesses 17 anos de carreira trabalhando dentro de academias eu vi e ainda vejo muitos alunos entrarem e sairem das aulas de ginástica. Vários são os fatores responsáveis por essas desistências mas um deles é a falha no aprendizado. Cada modalidade de ginástica possui instruções, nomenclatura e desafia fisicamente e psicologicamente os praticantes de formas especificas. Esse foi um dos motivos que me levaram a escrever esse blog, minimizar essa falha no aprendizado. Além das instruções que já passo no decorrer das aulas, hoje em dia eu bombardeio meus alunos usando esse Blog e o Facebook. O próximo passo é ministrar palestras trimestrais dentro da academia para munir cada vez mais os alunos de informações e facilitar o processo de retenção dos mesmos na ginástica. Afinal antes de ser um professor de ginástica sou um educador físico. Nos próximos posts vou trabalhar em cima de dicas e informações técnicas para facilitar a vida dos alunos nas aulas. Não percam.