domingo, 24 de abril de 2011

21 Convenção Internacional Fitness Brasil

Nessa sexta feira santa eu estive em santos na 21 Convenção Internacional Fitness Brasil para conferir as últimas novidades do mundo das academias e mais especificamente da ginástica. Para os amantes da Musculação tem dezenas de equipamentos novos mas a maioria deles custa quase o preço do meu carro e alguns são bem mais caros. Um equipamento que eu achei interessante pelo seu design futurista é o Aerobike. Como podem ver na foto abaixo é uma bicicleta de mãos e pernas que trabalha ao mesmo tempo membros superiores e inferiores durante o condicionamento aeróbio. Muito bem bolado.




Voltando para ginástica o presidente da Fitness Brasil Waldir Soares resumiu as novas tendências dizendo que hoje em dia ginástica e entretenimento são o casamento perfeito para o sucesso. Os acessórios funcionais crescem cada vez mais e existem em diferentes formatos e tamanhos consequentemente as aulas de Circuito são as mais disputadas das grandes academias segundo Tavicco coordenador técnico do evento. Isso significa que as alunas que olham o quadro de horários da academia e vêem aula de Circuito e aula de Ginástica Funcional e dizem ''vou faltar'' estão deixando de fazer as aulas de ginástica mais modernas do mercado e atualmente as aulas que dão resultados mais rápidos, não quer se cansar fica em casa. As novas aulas que em breve vocês vão ouvir falar são as aulas de Sh'Bam e CX30 que foram criadas pela Body Systems a Radkids que foi criada pela Radical Fitness, a Gymstick que é representada no Brasil pela Escola de Fitness e a aula de Zumba.


Descrevendo rapidamente Sh'Bam é uma aula de dança aeróbica com ritmos variados formatada com coreografias extremamente fáceis, CX30 é uma aula de 30 minutos onde se trabalha essencialmente com o Core (centro de força que é formado pelos músculos abdominais) usando diversos exercícios funcionais, Radkids é uma aula de condicionamento físico geral formatada para crianças, Gymstick é uma aula que usa como equipamento principal uma barra com borrachas acopladas e para variar ela é usada para trabalhar diversos exercícios funcionais e a aula de Zumba que já apareceu até no programa da Ana Maria Braga que é uma aula de dança aeróbica que usa ritmos latinos variados inclusive axé com coreografias fáceis e divertidas. Nem preciso dizer que voltei com diversos exercícios funcionais na bagagem para usar tanto nas aulas de ginástica quanto na sala de musculação. Me aguardem.



















domingo, 17 de abril de 2011

Avaliação Funcional


Por mais que a gente fale a maioria dos alunos não dá a devida importância a avaliação física, isto ocorre porque a preocupação principal dessas pessoas esta relacionada a estética e não a funcionalidade. Na foto acima vemos uma avaliação de resistência muscular em uma equipe do corpo de bombeiros do Rio de Janeiro, enquanto os frequentadores de academia se preocupam com medidas os bombeiros se preocupam com funcionalidade, ou seja, não importa se o bombeiro tem ou não abdômen tanquinho e sim se ele tem um nível de condicionamento físico significativo para exercer o seu trabalho que na maioria das vezes é salvar vidas. Por motivos lógicos a maioria das pessoas faz a relação corpo sarado ótimo condicionamento físico e corpo com gordurinhas péssimo condicionamento físico, felizmente isso não é verdade. Em se tratando de atletas de alto nível toda gordurinha que tiver sobrando faz a diferença na hora de conquistar uma medalha olímpica mas no caso de frequentadores de academia que não são atletas muitas vezes uma aluna que esta acima do peso tem mais condicionamento físico do que uma magrinha ou uma saradinha.


A avaliação funcional é uma novidade no mercado desde 2010 e como estou sempre antenado no mundo do Fitness e do Wellness planejei a sua implantação na minha rotina de trabalho para o segundo trimestre de 2011. Isso significa que deveria ter começado a usar essa metodologia em Abril, porém, devido a uma série de fatores como Páscoa, Palestras que ministrei, Feriado, Fitness Brasil e alguns problemas pessoais resolvi adiar o lançamento para Maio.


O que é uma avaliação funcional?

Re: É um tipo de avaliação física que avalia o condicionamento físico do aluno ou atleta de forma específica usando movimentos adaptados do cotidiano do mesmo ou do esporte que ele pratica para obter parâmetros de maior fidelidade possivel.


Exemplificando.: É muito mais lógico e específico avaliar o condicionamento aeróbio de um nadador fazendo um teste ergométrico com ele dentro da piscina do que colocá-lo em uma esteira.


Aguardem alunos e alunas, em Maio todos vocês terão a oportunidade de passar por essa avaliação funcional.

sábado, 9 de abril de 2011

Destreinamento




20 e poucos anos de idade na primeira foto e 60 e poucos anos na segunda foto mas não se assustem isso não é apenas efeito do que chamamos de destreinamento, no caso do Arnold também tem vários fatores atenuantes como a idade avançada, o estilo de vida de um governador e possivelmente efeito retardado de algumas substâncias digamos ''anabólicas'' que ele ingeriu por anos e anos, além disso a lei da gravidade é implacável para todos. Para nós que não somos atletas de elite como um dia foi o ex-Conan o bárbaro o destreinamento não causa efeitos físicos desse nível, porém, influência na nossa performance atlética e no progresso da eterna busca por um físico estéticamente adequado.




A frequência no treinamento físico é um dos fatores responsáveis pelo sucesso na performance atlética e pelo cumprimento ou não da meta de atingir a estética desejada. A recuperação é outro fator importante, pois é no descanso que o seu corpo faz um trabalho de ''reconstrução'' que o fará ficar mais condicionado físicamente, se o tempo de recuperação for excessivo inicia-se o temido fenômeno do ''Destreinamento''. Após uma pesquisa intensa descobri informações importantes sobre esse fenômeno. Após 21 dias sem treinamento aeróbio os atletas perdem até 26% do seu condicionamento, 23% nos primeiros 10 dias. Imaginem então pessoas que param de fazer ginástica por mais de 1 ano.



Se você faz aula 2 vezes por semana digamos terças e quintas o seu número de faltas tem que ser mínimo e o seu treino tem que ser intenso pois o tempo de descanso é grande o que gera maior tempo de destreinamento. Se você faz aula 3 vezes por semana as segundas, quartas e sextas procure não faltar nas sextas feiras pois 4 dias é muito tempo de descanso, por esse motivo é impossivel ''pegar leve'' nas sextas feiras. Se você treina de segunda a quinta ou de segunda a sexta as sextas feiras podem servir como um descanso opcional caso você tenha sido muito massacrada durante a semana e quem treina bastante sabe que tem dia que o seu corpo ''pede'' para descansar. Conclusão.: Quanto mais resultados vocês quiserem ter menos vezes vocês tem que faltar na academia.

domingo, 3 de abril de 2011

Quando começar?


Essa foto é do fisiculturista mais jovem do mundo, ele começou a treinar com 6 anos e aos 11 foi exibido na mídia como o garoto mais forte do mundo. Lembro que na época houveram muitas criticas aos pais do garoto ambos fisiculturistas que foram os responsáveis pelo treinamento precoce do rapaz. Faço parte da corrente de profissionais que é contra esse tipo de treinamento intenso para quem é tão jovem, porém, acredito que quanto mais cedo as crianças começarem a praticar atividades físicas melhor.

Defendo a prática de atividades físicas logo na infância por vários motivos mas a estética corporal no nível da foto do jovem fisiculturista não é um deles. Diferente do que nossos avós diziam uma criança mais magra é mais saudável do que uma mais gordinha, porém, não podemos levar a coisa a ferro e fogo querendo que nossos filhos sejam extremamente magros na marra. Nas academias as modalidades de dança, artes marciais e natação eram as únicas opções que as crianças tinham para se exercitarem, porém, os tempos são outros e algumas academias usam as salas de ginástica para trabalhar atividades recreativas para esse público e as salas de musculação para trabalhar com adolescentes. Um colega de profissão que é personal trainer resolveu trabalhar com crianças obesas e faturou uma boa grana com isso, se houver ''bom senso'', ao meu ver é possivel trabalhar com crianças de 10 ou 11 anos na sala de musculação.
Na academia eu uso a política de liberar a musculação para adolescentes a partir dos 12 anos e sou bem rigoroso em relação a montagem da ficha deles, na ginástica recomendo as aulas aeróbias e alongamento não faz mal a ninguém. O mais importante é a criança ou adolescente estar gostando da modalidade que esta praticando, se querem colocar os filhos para treinar comecem a fazer testes, acho que uma coisa que ninguém pode ficar sem aprender é a natação depois disso luta, dança, ginástica ou musculação é gosto pessoal.