domingo, 27 de fevereiro de 2011

Atletas de academia




Esse post foi inspirado no comentário de uma aluna na aula de Jump de sexta feira a noite, impressionada com minha precisão no final de cada pré-coreografia executada ela exclamou ''Você não tem vida social? Só ensaia?''; não dei uma resposta muito agradável mas achei interessante descrever como funciona a rotina de um professor de ginástica de academia.


O professor de ginástica que leva sua profissão a sério trabalha de 10 a 12 horas por dia de segunda a sexta e na maioria dos finais de semana estuda e cria suas aulas em uma jornada de no mínimo 8 horas. Eu sou um professor diferenciado porque sou workaholic (viciado em trabalho) e versátil pois ministro quase todos os tipos de aula.

A paixão que eu tenho pela ginástica me motiva a continuar em uma profissão onde muitos desistem antes de completar os 5 primeiros anos de carreira, ano passado comemorei 15 anos de luta dando algumas aulas especiais no mês de Outubro. Na maioria das profissões quando você sai da empresa acabou o trabalho e você pode ter a sua vida social normal como qualquer pessoa; na ginástica isso não acontece, você sempre leva trabalho para casa.

Comparo a carreira do professor de ginástica a carreira de um atleta de alto nível, quando somos jovens os donos de academia nos sobrecarregam com 6 ou 7 aulas por dia e todas aulas poderosas, a medida que vamos envelhecendo o número de aulas vai diminuindo e vão sobrando aulas mais leves de ministrar como aulas de circuito, alongamento etc. Além disso temos sempre que nos atualizarmos e nos cursos de atualização o nosso couro é simplesmente arrancado dependendo do curso. Quando fiz o curso de Body Combat por exemplo participei da primeira turma de São José dos Campos e o curso era recente no Brasil, o batismo foi tão violento que teve gente que desmaiou. Quando fiz o curso de Extreme 55 perdi 3 kilos em dois dias e tive cãimbras tão violentas que manquei por dias.

Alguns problemas de saúde fizeram com que me tornasse um professor obeso, mas isso não tirou o meu condicionamento físico embora tenha dificultado meu desempenho e afetado minha credibilidade perante pessoas que não conhecem o meu trabalho, venho em uma batalha constante para reduzir o percentual de gordura e na última avaliação física que fiz já estou na classificação sobrepeso. Oficialmente não sou mais obeso mas nos dias de hoje na minha profissão a estética prevalece sobre a competência o que faz com que professores sarados tomem o lugar e ganhem mais dinheiro que professores mais gordinhos, infelizmente tenho que acompanhar a tendência mas não me sujeito a tomar anabolizantes, suplementos ou qualquer tipo de medicamento que agilize esse processo, sou cascudo das antigas voltarei a boa forma pelos meus próprios meios ou morrerei tentando.

Finalmente respondendo a pergunta dessa famigerada aluna. Quando sobra tempo eu tenho vida social mas sou extremamente feliz com a vida que levo.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Matemática das calorias

A pergunta que certamente eu mais ouvi durante minha carreira foi a seguinte: ''Quantas calorias eu queimo nessa aula?''. O pior é que eu ainda continuo ouvindo, resolvi então colocar informações importantes para que pelo menos parte das minhas alunas que lerem esse post não se preocupem mais com esse detalhe.
De acordo com o ministério da saúde as mulheres precisam ingerir 2000 calorias por dia e os homens 2500. Durante o nosso dia gastamos calorias o tempo todo mesmo sentados ou dormindo, então com base nessa informação podemos formular uma equação matématica interessante. Se nós gastarmos menos calorias do que ingerimos essa ''sobra'' se transformará em gordura e nós iremos engordar, se gastarmos a mesma quantidade de calorias que ingerimos iremos manter o corpo e se gastarmos mais do que ingerimos iremos ''emagrecer''. Na teoria é fácil mas porque na prática é tão dificil?
Li uma reportagem da colunista Francine Lima da revista Época que revelou que na Inglaterra foi feito um estudo sobre contagem de calorias e existem dúvidas sobre a realidade do valor calórico colocado nos produtos industrializados, essa mesma pesquisa revelou que os restaurantes costumam errar em até 40% sobre a contagem de calorias dos pratos oferecidos no cardápio. Isso foi lá na Inglaterra e não sabemos se esses erros ocorrem aqui no Brasil, porém, conhecendo nosso país tudo é possivel.
Então esse negócio de andar com tabela de calorias embaixo do braço não tá com nada, vamos por na cabeça que a Matemática é uma ciência exata mas a Biologia não. Uma falta de equilibrio na produção de hormônios pode comprometer suas contas e você pode acabar não emagrecendo mesmo que esteja fazendo a equação certa.
A uns 5 anos atrás eu fiz uma pesquisa com todos os meus alunos de Jump na academia Athletic Center usando um frequêncimetro com contador de calorias e a média de gasto calórico ficou em torno de 500 calorias. Entretanto eu e outros professores gastamos mais que 600 calorias na média, essa diferença aconteceu por motivos óbvios como os professores tem mais técnica, mais treinamento e mais resistência podem transformar o seu treino em um treino submáximo, ou seja, quase no limite o que não acontece com a maior parte dos alunos que muitas vezes ''se poupa'' e acaba gastando menos do que poderia. Isso acontece em ''todas'' as aulas de ginástica, são poucas pessoas que ''treinam de verdade'', e menos ainda quem sabe treinar de verdade.
As tabelas de gasto calórico para atividades físicas representam um público específico que não sabemos qual é, quanto mais detalhes e quanto mais condições de controle feitas em uma pesquisa mais precisa essa pesquisa se torna. Por exemplo; se fecharmos um grupo de 20 pessoas com idade variavel de 20 a 25 anos e todas fazerem uma aula de Jump Fit por 4 semanas as mesmas coreografias 3 vezes por semana no mesmo horário teremos resultados e informações bem precisas. Só para matar a curiosidade vou revelar o gasto calórico de algumas atividades físicas mas lembrem-se não sabemos quem foi o público alvo da pesquisa pois existem diferenças entre homens, mulheres, faixa-etária, peso e nível de condicionamento físico.
Circuito Funcional 900 calorias
Spinning 800 calorias
Jump Fit 700 calorias
Aeróbica Esportiva 700 calorias
Budô Fit 600 calorias
Step 500 calorias
Pump Class 500 calorias
Musculação(Hipertrofia) 460 calorias
Aerodance 400 calorias
Localizada 300 calorias
Musculação(Resistência) 300 calorias
Yoga Fit 200 calorias
Lembrem-se o gasto calórico varia de pessoa para pessoa e também da forma com que você treina, não vamos nos apegar a isso, vamos treinar mais e comer menos besteira até acharmos a equação certa.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Lesões na academia


Desde que eu comecei a praticar esportes venho convivendo com lesões, graças a Deus tive poucas e nenhuma de natureza grave. Quebrei o braço jogando futebol, torci o tornozelo jogando basquete, desloquei o ombro lutando Judô, torci o joelho lutando Tae Kwon Do e tive alguns dentes e dedos quebrados lutando Kickboxing.
No ano passado pouca gente sabe mas eu fiz as apresentações de Ginástica e de Hip Hop com o tornozelo direito torcido e com dores na parte lateral do joelho do mesmo lado. Essas pequenas lesões ocorreram nos ensaios devido a união de vários fatores como stress, excesso de treinamento intenso sem a devida preparação, sobrepeso etc.
No ambiente normal de academia as lesões podem ocorrer por fatores relacionados a falha na técnica de um movimento específico, stress físico, stress psicológico, falta de concentração e é lógico a falta de sorte. O que não se pode fazer em hipótese alguma é relacionar diretamente lesão e modalidade. No auge das aulas de Aeróbica começaram a surgir um grande número de alunos e professores com lesões e por esse motivo as aulas de Aeróbica se dividiram em aulas de Alto impacto e de Baixo impacto. Os médicos começaram a proibir pessoas comuns de praticarem as aulas de Alto impacto e a modalidade foi condenada pela mídia. As aulas de Step levam o Estigma de serem prejudiciais ao joelho e é dificil tirar isso da cabeça das pessoas.
Infelizmente por mais que o profissional de educação física seja zeloso quem pratica ou quem dá aulas de Ginástica esta sujeito a ter algum tipo de lesão. Cair do Step e dar aquela ''roubadinha'' para erguer mais peso são situações que podem ocasionar algum tipo de lesão na Ginástica; por isso que muitas vezes sou considerado ''chato'' quando digo para não descerem do Jump de forma errada, saltem quando fizerem determinados giros no Step, não estendam totalmente os braços na hora dos socos, flexione os joelhos na hora de pegar a barra do chão e outras dicas. Aos praticantes fica no ar a palavra ''concentração'' como regra de segurança básica nas aulas de Ginástica, principalmente nas aulas que se utilizam de equipamentos.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

10 dicas para se dar bem na Musculação e na Localizada




Algumas pessoas me perguntaram várias vezes qual dessas modalidades dá resultado mais rápido Ginástica Localizada ou Musculação. É importante entendermos que resultado é uma coisa que depende de algumas variáveis como frequência de treinamento, intensidade do trabalho, tempo de descanso, alimentação, genética etc.



Comparar a eficiência e eficácia de modalidades de treinamento é muito complicado e ao meu ver desnecessário, acredito que o mais importante é pensarmos em praticar modalidades que gostamos e nos dedicarmos a elas. A Ginástica Localizada de hoje em dia e a Musculação são modalidades que trabalham com as capacidades motoras de força e resistência portanto seguem princípios de treinamento muito semelhantes, as dicas servem para trabalhar com ambas as modalidades, porém, algumas são especificas para Musculação e outras para Ginástica Localizada. Vamos classificar as aulas de Body Pump e outras que se utilizam de barras, borrachas, Kbell e outros tipos de implementos para trabalhar força e resistência como aulas de Ginástica Localizada apenas por motivos didáticos embora as propostas sejam bem diferentes das aulas de Ginástica Localizada tradicional em alguns casos. Vamos as dicas:

1) Em relação aos exercícios a dor tem que ser muscular e de preferência nos músculos que estiverem sendo usados, ou seja, se você sentir dor nos joelhos, cotovelos, punho ou lombar você esta fazendo o exercício com a técnica errada, peça ajuda ao professor.


2) Quando você estiver chegando nas 3 últimas repetições do exercício a dificuldade deve ser grande, porém, se você estiver perdendo o alinhamento corporal ou como dizemos na gíria ''roubando'' usando outros músculos para conseguir fazer o exercício pode parar porque não vale a pena continuar. ''Roubar'' constantemente pode causar lesões e sobrecarregar articulações sendo que nosso objetivo é sobrecarregar os músculos para que possam se tornar mais resistentes e mais fortes. Se você terminar a série com facilidade é porque precisa aumentar a carga, se não fizer isso não irá evoluir no treinamento.


3) As aulas de Ginástica Localizada trabalham de forma generalizada e a Musculação muitas vezes trabalha de forma segmentada (Série A, Série B...), não é recomendado fazer Ginástica Localizada todos os dias porque os músculos precisam descansar para que ocorra o processo de recuperação e é nesse processo que ocorrerá o aumento da resistência e ou da força. No caso da Musculação é diferente porque o treinamento pode ser segmentado, ou seja, você treina pernas em um dia, braços no outro, ou determinados músculos em um dia e músculos diferentes no outro então você sempre vai estar descansando alguns músculos em um dia e trabalhando outros o que aumenta a velocidade dos resultados.


4) Praticar as duas modalidades no mesmo dia pode parecer uma boa idéia e uma pode ajudar a outra, porém, só é indicado para quem tem um bom nível de condicionamento físico pois é muito stress para os músculos.



5) Na sala de Musculação as luvas da modalidade fazem a diferença para quem pega pesado. Na sala de ginástica para quem faz Pump elas dão uma ótima ajuda.



6) Leve sempre sua toalha para evitar pegar uma possivel micose tanto na musculação quanto na ginástica. A meia cano médio evita o contato da caneleira com a pele, para essas aulas especificas é melhor usa-la. Essa prevenção é importante por mais que a academia seja limpa.


7) Não seja competitiva. Se a sua amiga faz exercício com um par de halteres maior que o seu não comprometa sua integridade física pegando um peso inadequado.


8) Não tenha medo de aumentar o peso. 90% das alunas de Ginástica Localizada e Musculação tem medo de aumentar o peso com medo de ficarem musculosas. Entendam que o aumento de massa muscular tem algumas regras e depende de diversos fatores. Regra básica. Muita carga e poucas repetições. Fatores: Genética, alimentação, frequência e anos de treino.


9) A dor muscular do dia seguinte faz parte do jogo, significa que você levou seus músculos ao limite, entretanto se ela for excessiva a ponto de dificultar extremamente sua movimentação habitual significa que você passou muito do seu limite. É importante manter uma regularidade no exercício mesmo que você esteja com muita dor muscular, treine com um pouco menos de carga e se precisar parar não se envergonhe o importante é manter o trabalho para que seus músculos se adaptem ao treinamento. Aos poucos você vai sentir menos dor muscular e vai conseguir se recuperar mais rápido mas no começo é preciso ter raça.

10) Hoje em dia os grandes preparadores físicos descobriram que recuperação faz parte do sucesso de um treinamento isto significa que se você não tiver dormido direito na noite anterior seu rendimento vai cair no treinamento, se você não tiver uma regularidade de horários na sua alimentação o mesmo vai acontecer, não adianta ficar sem almoçar e tomar 500ml de açai antes do treino da tarde. Em caso de doenças que diminuam sua resistência não treinem, se for só falta de sono ou de alimentação adequada treinem com moderação.