sábado, 20 de agosto de 2011

Funcional Class

Após uma habitual pesquisa no Google descobri que várias academias espalhadas pelo Brasil já possuem a aula de Ginástica Funcional, fuçando um pouco mais deu para ver fotos dessas aulas e no youtube já deu pra ver até alguns pequenos vídeos, enfim, acho interessante ver como no mundo do Fitness a história se repete. O que anda acontecendo com a Ginástica Funcional já aconteceu praticamente com todas as aulas de Ginástica que existem e que já existiram em um breve resumo notamos o seguinte nos anos 80 o que era bom era o exercício Aeróbio, nos anos 90 o exercício Localizado, no primeiro decanato de 2000 os exercícios que envolvem Body e Mind e agora os exercícios Funcionais. Alguém já notou que todos os anos na mesma época, ou seja, no verão surgem novas aulas de Ginástica? Se fossemos colocar todos os tipos de aulas de ginástica que existem no quadro de horários de uma academia de 2 a 3 vezes por semana essa academia precisaria funcionar por mais de 58 horas seguidas para comportar todas essas aulas e nesse planeta o dia só tem 24 horas. Para cada novidade que surge uma modalidade de ginástica é praticamente descartada.
Existe no mercado diversos tipos de cursos voltados para o treinamento funcional e diversas aulas de ginástica que se utilizam de principios do treinamento funcional e equipamentos diferenciados nas suas estruturas. O futuro é Funcional? As coisas estão um pouco confusas, existem caminhos diferentes, propostas diferentes e cada profissional de educação física precisa escolher um lado, um caminho, uma proposta e diretrizes especificas de trabalho. Como escolher? É preciso primeiro conhecer, estudar e analizar antes de definir os métodos mais adequados para usar no seu trabalho de Personal Trainer ou de professor de Musculação e de Ginástica. Contrariando alguns mestres da ginástica eu resolvi criar um programa de treinamento funcional para ser usado na sala de ginástica chamado Funcional Class. Foi dificil estruturar, organizar e selecionar os exercícios usados no primeiro mix. O lançamento será no dia 1 de Setembro de 2011 no dia do Profissional de Educação Física.
Porque esse programa é diferente de todas as aulas de Ginástica Funcional que existem no mercado? Seguindo uma filosofia de trabalho vista em uma palestra sobre Treinamento Funcional eu acredito que o Treinamento Funcional é uma evolução de um tipo de treinamento usado a muitos anos na preparação física desportiva chamado ''Treinamento Específico''. Muitos treinadores de sucesso também acreditam nesse conceito e aplicam o mesmo nos seus atletas e clientes. Porque não fazer o mesmo na ginástica de academia? Quais são os movimentos especificos usados na ginástica de academia? São diversas modalidades entretanto existem alguns movimentos que são comuns em todas as aulas. Existem fundamentos técnicos comuns em todas as aulas, existem algumas habilidades e capacidades físicas comuns em todas as aulas. O que o Funcional Class vai fazer é aprimorar esses fundamentos, esses movimentos, essas habilidades e essas capacidades. Vai ser um trabalho de resgate aos principios da ginástica de academia, a maioria dos alunos de hoje não tem condições de fazer aulas tradicionais, o Funcional Class tem a pretensão de gerar essas condições. Quanto a evolução das aulas tradicionais isso é outro trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário