domingo, 17 de julho de 2011

Preparação Física: Teoria X Prática

Motivado pela curiosidade de uma aluna resolvi escrever esse post. A diferença de opiniões entre professores de Educação Física se deve ao fato muitas vezes de diferentes interpretações entre teoria e prática, hoje em dia existem muitos artigos ciêntificos e opiniões diferentes sobre metodologias de preparação física. No meio dessa confusão cabe ao profissional captar todas as informações que puder, analiza-las friamente, testa-las em si mesmo e depois aplicar nos seus alunos. O tempo vai dizer se a metodologia e os exercícios são eficazes.

Particularmente alguns métodos de preparação física não me agradam, isso não significa que não são eficazes mas sim porque não são do meu gosto. Na ginástica todos os exercícios que eu aplico nas aulas são exercícios que eu já testei em mim mesmo, o mesmo vale para a musculação. Já fiz cursos que não curti mas eu precisava aprender o método para decidir se iria usa-lo ou não. Já participei de algumas clínicas de exercícios e as frases mais marcantes que ouvi foram as seguintes: ''Não existe exercício errado, existe exercício feito com a técnica errada'', ''Não existe exercício proibido, existem pessoas que possuem limitações físicas que as proibem de fazer determinados exercícios.''.
Eu lembro do lançamento da primeira aula de Body Pump no Fitness Brasil em 1998, vários professores desceram a lenha em alguns exercícios na metodologia e o tempo provou que a aula é excepcionalmente eficaz. A mesma coisa aconteceu com o Pilates, com o Jump e outras modalidades. Até hoje pessoas falam que a aula de Step machuca os joelhos, que o agachamento completo é lesivo, que a abdominal completa faz mal para coluna etc. Penso que os professores de Educação Física que estão iniciando na profissão devem ficar confusos sem saber que rumo tomar que caminho seguir. Minha sugestão é: Procurem fazer cursos com os melhores, vejam o curriculo do palestrante, absorvam toda teoria possivel e depois testem na prática em vocês mesmos. Alguns professores discordam do que eu vou falar agora mas eu acredito que o professor só é capaz de ensinar na maioria das vezes o que ele mesmo sabe fazer. Existem excessões pois quando o professor atinge uma certa idade alguns movimentos as vezes deixam de ser viáveis como um salto mortal da ginástica olimpica por exemplo.


A combinação adequada da teoria com a prática é o segredo do sucesso da montagem de um bom treinamento, a experiência me ensinou que nem sempre tudo o que a teoria diz que não é adequado não possa ser usado. As vezes uma simples adaptação pode transformar um exercício polêmico como o antigo jairzinho em um exercício seguro e eficaz. E tem gente que ainda diz que ser professor de ginástica é fácil.

Um comentário:

  1. Muito legal sua colocação. Concordo com tudo. Acho tb, que não existe exercicio antigo. Os movimentos do corpo humano existem desde sempre.

    ResponderExcluir