sábado, 2 de julho de 2011

Competição

Desde os primórdios da humanidade os seres humanos competem. Isso acontece por vários motivos como sobrevivência, status, ambição, dinheiro e até por entretenimento. O motivo que me levou a escrever esse post foi um fato que aconteceu no domingo passado que me chocou. Eu gosto de quase todos os esportes mas o futebol é um dos meus preferidos, hoje em dia prefiro assistir do que jogar, aliás jogar futebol só se for no vídeo game. Estou acostumado a ver um comportamento agressivo por parte dos homens em se tratando de futebol e desde criança quando meu time perdia para o rival era normal bater boca na escola com os colegas que torciam para os outros times e algumas vezes a coisa esquentava ao ponto de quase chegarmos as vias de fato. Entretanto eu nunca havia visto mulheres terem esse comportamento muito menos meninas, foi chocante ver algumas ex-alunas e alunas baterem boca como homens ignorantes em um buteco por causa de futebol, foi surreal, impressionante e revoltante.

Refleti sobre os possiveis motivos que fazem com que as novas gerações tenham esse comportamento e descobri que tem vários fatores envolvidos, não vale a pena discutir sobre isso pois daria muito pano para manga e não daria resultado algum. A única coisa que dá para se fazer é tentar concientizar as pessoas sobre a importância de saber vencer e saber perder, infelizmente até no esporte profissional os próprios atletas muitas vezes cometem atos chamados de ''antidesportivos'', o que acontece dentro dos gramados, tatames, quadras e pistas acaba se repetindo fora. Quando jogadores de futebol brigam dentro do campo isso incentiva a torcida a brigar também, obviamente existem pessoas com índole ruim e brigariam de qualquer jeito mas eu sou um dos defensores da extinção das torcidas organizadas por causa disso. Eu sei que não são todos os torcedores que tem índole ruim mas por causa de 3 ou 4 centenas levam a fama de bandidos, brigões e vândalos. Hoje em dia o mundo esta mais intolerante, pessoas discutem no trânsito, no trabalho, na escola e até em filas de banco. As pessoas estão mais ansiosas, menos pacientes e mais egoistas, querem se dar bem e que se dane o outro, porém, se o outro se dá bem ele é puxa saco, nerd etc, estou generalizando mas todos nós enfrentamos essa realidade.
Até nas academias rola competição, como se não bastasse a competição contra as outras academias em algumas rola uma competição interna algumas vezes incentivadas pelos próprios donos. Não vou me aprofundar nesse assunto mas eu já bati boca com donos de academias e com colegas professores por digamos divergências de opinião. Eu aprendi a ser competitivo desde criança pois pratiquei diversas artes marciais e alguns esportes coletivos então a competição esta no sangue e vencer e perder é normal, sou grato aos mestres de artes marciais que me ensinaram a ter o comportamento adequado diante de uma vitória e diante de uma derrota mesmo que essa derrota seja ocasionada por um erro de arbitragem. Com o passar dos anos a gente vai aprendendo a ter mais paciência e a não deixar a emoção dominar tanto nossas atitudes.

Minha maior competição no momento atual é comigo mesmo. O peso da idade diminui gradativamente algumas das minhas capacidades físicas embora a experiência faça que eu produza um serviço com qualidade cada vez maior. As aulas estão ficando melhores técnicamente, as coreografias mais legais, a didática funcionando com mais eficácia mas o balanço negativo é que não tenho mais condições físicas para dar mais 5 aulas por dia com o mesmo pique mesmo dosando minha energia e não adianta treinar pois o corpo tem limites que precisam ser respeitados com o passar da idade, infelizmente. Se não dá para dar 5 com pique total pelo menos dá para dar umas 3 com um bom nível de energia, porém, nesse momento da carreira projetos paralelos a ginástica de academia precisam rolar pois afinal os professores de ginástica na grande maioria ganham por hora aula que é o meu caso. As contas estão ai e precisam ser pagas, dando menos aulas ganho menos. A competição agora é mais mental, intelectual a busca por conhecimentos passa a ser mais administrativa, financeira e menos técnica. Apesar disso ainda falta muito para esse guerreiro das salas de ginástica pendurar suas luvas de MMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário