sábado, 12 de março de 2011

O que você realmente precisa


Quando alguém fala a palavra ''academia'', geralmente a primeira imagem que vem a nossa mente é a de um corpo ''sarado'', porém, as pessoas que não são atletas não precisam realmente ter um corpo absurdamente musculoso. Quando fazemos uma avaliação física descobrimos qual é o nosso percentual de gordura atual e qual deveria ser o nosso percentual de gordura ideal para sermos considerados ''saudáveis'', ou seja, sem risco de termos doenças relacionadas a falta de exercícios ou a obesidade. O IMC (Indice de Massa Corporal) determina de forma significativa para pessoas que não são atletas mais ou menos qual deveria ser o peso ideal delas. Podemos dizer aproximadamente que uma pessoa de 1,80 cm deveria pesar no máximo 80 kilos para ser saudável, não estamos levando em consideração o tipo físico nem o percentual de gordura mas é um parâmetro que funciona para muitas pessoas.
O tão desejado ''abdômen tanquinho'' não é necessário para quem não é atleta, o biceps com volume maior que 40 cm é exagerado para quem não precisa usá-lo em uma competição, entretanto existe uma ''distorção'' na imagem do que é um corpo realmente saudável. Se analizarmos fotos ou vídeos das décadas de 80, 90 e atual vamos perceber uma enorme diferença nos corpos da moda dessas épocas. Por exemplo nos anos 80 que foi a década onde tudo começou no mundo das academias o corpo da moda era um corpo bem magro e esguio, as mulheres mais desejadas dessa época não tinham seios e nem bumbuns grandes. Nos anos 90 os filmes de Silvester Stallone e Arnold Swarzenneguer incentivaram os homens a treinar pesado para ficarem com um corpo semelhante ao dos atores, as mulheres começaram a ficar um pouco mais fortes mas não tanto quanto nos dias de hoje onde a mulher da coxa grossa e do bumbum grande domina as baladas.
Como toda moda se modifica o corpo da moda nos dias de hoje é um corpo mais harmônico. Embora muita gente ainda seja verdadeiramente obsecada pelo abdômen tanquinho e pelo bumbum empinado vou sempre lembrar que essa vaidade estética ultrapassa o limite do considerado ''saudável'', a lei da gravidade é imperdoável e espero chegar na terceira idade da mesma forma que o senhor da foto acima. Vamos continuar treinando mas sem grande obsessão, o corpo das mulheres bonitas da televisão, rainhas de bateria e outras não é um corpo obtido apenas com ginástica, por trás de um treinamento realmente intenso existe um controle alimentar absurdo regado a suplementação e a tratamentos estéticos, não posso provar o que vou dizer agora por isso vou dizer que suspeito que algumas dessas mulheres tenham ingerido anabolizantes.
Venham para academia agora com outra mentalidade, pensem em adquirir um corpo harmônico ao invés de um ''corpo sarado'', um corpo que possue condicionamento físico equilibrado de uma forma geral, um coração forte e músculos resistentes e flexiveis com um percentual de gordura no nível adequado. Estou cada vez mais adquirindo uma mentalidade Wellness.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente e sinceramente essa moda atual de coxa enorme e bumbum tbem, convenhamos é horrível, a mulher fica muito desproporcional e com uma aparência vulgar.

    ResponderExcluir