domingo, 6 de março de 2011

Especificidade


A foto acima é de uma metodologia de treinamento funcional chamada treinamento suspenso, a quantidade de recursos metodológicos e de equipamentos desenvolvidos para prática do treinamento funcional aumenta a cada ano e a modalidade cresce exponencialmente. A evolução natural das coisas é responsável por esse crescimento pois a palavra ''resultado'' é uma coisa que vem sendo rigorosamente procurada e o treinamento funcional trás o mesmo de formas cada vez mais rápidas. Tem vários motivos técnicos pelos quais o treinamento funcional é tão eficaz, porém, o principal ao meu ver é relacionado a uma outra palavra importante chamada ''especificidade''.
Os 3 pilares da preparação física são o treinamento de resistência aeróbica, o de força e o de flexibilidade, paralelamente a esses tipos de treinamento se desenvolvem outras valências físicas como resistência muscular, agilidade, coordenação etc. Cada modalidade esportiva ou física possui caracteristicas específicas e valências físicas que são mais usadas do que outras durante a prática.
Por exemplo em uma aula de Budô Fit ou Body Combat a resistência aeróbica é a principal valência treinada, porém, a resistência muscular é treinada constantemente de acordo com a potência que é colocada em cada golpe e a flexibilidade é treinada de forma ativa quando se dão chutes. Se nós pegassemos dois alunos inicantes colocassemos um deles na aula de Budô Fit e treinassemos a resistência aeróbica do outro na esteira, a resistência muscular na musculação e a flexibilidade na aula de alongamento e depois de uns 3 meses colocassemos os dois juntos em uma aula de Budô Fit eu tenho certeza quase que absoluta que o aluno que começou praticando apenas Budô Fit terá um desempenho melhor na aula do que o outro que treinou as mesmas valências físicas. Porque? Por causa da palavra ''especificidade'', pedalar, correr e nadar são exercícios aeróbicos mas se você pegar um campeão de natação e colocá-lo para correr contra um campeão de corrida o nadador vai perder feio. O treinamento funcional proporciona uma preparação física específica que pode melhorar o desempenho átlético de uma pessoa no esporte que ela pratica, voltando ao exemplo acima se eu treinasse o aluno número dois de forma Funcional na hora da aula de Budô Fit o desempenho dele não seria tão inferior ao desempenho do aluno número um.
A modernidade como já dito faz com que a procura do caminho mais curto pelo resultado seja maior. Cada vez mais as metodologias do treinamento funcional estão invadindo as salas de Musculação, de Ginástica e até de Pilates. Viva a modernidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário