sábado, 19 de fevereiro de 2011

Matemática das calorias

A pergunta que certamente eu mais ouvi durante minha carreira foi a seguinte: ''Quantas calorias eu queimo nessa aula?''. O pior é que eu ainda continuo ouvindo, resolvi então colocar informações importantes para que pelo menos parte das minhas alunas que lerem esse post não se preocupem mais com esse detalhe.
De acordo com o ministério da saúde as mulheres precisam ingerir 2000 calorias por dia e os homens 2500. Durante o nosso dia gastamos calorias o tempo todo mesmo sentados ou dormindo, então com base nessa informação podemos formular uma equação matématica interessante. Se nós gastarmos menos calorias do que ingerimos essa ''sobra'' se transformará em gordura e nós iremos engordar, se gastarmos a mesma quantidade de calorias que ingerimos iremos manter o corpo e se gastarmos mais do que ingerimos iremos ''emagrecer''. Na teoria é fácil mas porque na prática é tão dificil?
Li uma reportagem da colunista Francine Lima da revista Época que revelou que na Inglaterra foi feito um estudo sobre contagem de calorias e existem dúvidas sobre a realidade do valor calórico colocado nos produtos industrializados, essa mesma pesquisa revelou que os restaurantes costumam errar em até 40% sobre a contagem de calorias dos pratos oferecidos no cardápio. Isso foi lá na Inglaterra e não sabemos se esses erros ocorrem aqui no Brasil, porém, conhecendo nosso país tudo é possivel.
Então esse negócio de andar com tabela de calorias embaixo do braço não tá com nada, vamos por na cabeça que a Matemática é uma ciência exata mas a Biologia não. Uma falta de equilibrio na produção de hormônios pode comprometer suas contas e você pode acabar não emagrecendo mesmo que esteja fazendo a equação certa.
A uns 5 anos atrás eu fiz uma pesquisa com todos os meus alunos de Jump na academia Athletic Center usando um frequêncimetro com contador de calorias e a média de gasto calórico ficou em torno de 500 calorias. Entretanto eu e outros professores gastamos mais que 600 calorias na média, essa diferença aconteceu por motivos óbvios como os professores tem mais técnica, mais treinamento e mais resistência podem transformar o seu treino em um treino submáximo, ou seja, quase no limite o que não acontece com a maior parte dos alunos que muitas vezes ''se poupa'' e acaba gastando menos do que poderia. Isso acontece em ''todas'' as aulas de ginástica, são poucas pessoas que ''treinam de verdade'', e menos ainda quem sabe treinar de verdade.
As tabelas de gasto calórico para atividades físicas representam um público específico que não sabemos qual é, quanto mais detalhes e quanto mais condições de controle feitas em uma pesquisa mais precisa essa pesquisa se torna. Por exemplo; se fecharmos um grupo de 20 pessoas com idade variavel de 20 a 25 anos e todas fazerem uma aula de Jump Fit por 4 semanas as mesmas coreografias 3 vezes por semana no mesmo horário teremos resultados e informações bem precisas. Só para matar a curiosidade vou revelar o gasto calórico de algumas atividades físicas mas lembrem-se não sabemos quem foi o público alvo da pesquisa pois existem diferenças entre homens, mulheres, faixa-etária, peso e nível de condicionamento físico.
Circuito Funcional 900 calorias
Spinning 800 calorias
Jump Fit 700 calorias
Aeróbica Esportiva 700 calorias
Budô Fit 600 calorias
Step 500 calorias
Pump Class 500 calorias
Musculação(Hipertrofia) 460 calorias
Aerodance 400 calorias
Localizada 300 calorias
Musculação(Resistência) 300 calorias
Yoga Fit 200 calorias
Lembrem-se o gasto calórico varia de pessoa para pessoa e também da forma com que você treina, não vamos nos apegar a isso, vamos treinar mais e comer menos besteira até acharmos a equação certa.

Um comentário:

  1. Adorei o post.

    Eu vivo nessa vida de calorias e dietas, você sabe bem.
    Mas o grande segredo mesmo é trancar a boca e fazer exercício.
    Ai, ai, mas comer é tão bom... (Ai, que comentário gordo...rs)

    Saudade das suas aulas! Bjos!

    ResponderExcluir