sábado, 22 de janeiro de 2011

Adesão ao Wellness

Depois de 15 anos trabalhando com Fitness tenho que admitir que o Wellness conseguiu finalmente atingir o mesmo nível de poder no mercado das academias e esta caminhando progressivamente para mudar radicalmente a imagem que temos da atividade física no mundo.
Tem gente que deve estar boiando então vou conceituar rapidamente as filosofias.
Fitness-> Tem diversas traduções entretanto a mais usada é condicionamento físico, a imagem é de uma pessoa ''sarada'' com abdômen tanquinho e músculos salientes e definidos. O foco é na estética.
Wellness-> A tradução mais usada é equilibrio físico, a imagem é de uma pessoa magra, porém, forte mas sem ser ''sarada''. O foco é na harmonia corporal.
Os programas de treinamento de ambas filosofias são extremamente diferentes. No Fitness o foco do treinamento é o desenvolvimento de valências físicas que influênciam diretamente na estética. Existem aulas especificas para objetivos especificos, ou seja, aulas aeróbias e aulas de força. No Wellness o desenvolvimento é global e harmônico, as aulas Funcionais desenvolvem a parte aeróbia, a força e o alongamento em uma única sessão de treino. Isso significa que mesmo sem saber vocês podem ter aderido a filosofia do Wellness. Vamos classificar as aulas que vocês fazem na academia.
Musculação-> Se a ficha de treinamento foi montada com o foco principal voltado para correção postural e a mudança estética é o foco secundário então você esta treinando segundo a filosofia Wellness.
Localizada e G.A.P-> Fitness.
Step-> Fitness.
Aeróbica Esportiva-> Fitness.
Aerodance-> Fitness.
Aeroball-> Wellness.
Ginástica Funcional-> Wellness.
Aero Jump-> Fitness.
Pump Class-> Metade Wellness e metade Fitness.
Yoga Fit-> Wellness.
Budô Fit-> Metade Wellness e metade Fitness.
Circuito-> Fitness.
Hip Hop-> Fitness.
Pilates-> Wellness.
Por mais difícil que possa ser entender o fato, nos dias de hoje muitas pessoas entram na academia com foco em Wellness e não em Fitness. Obviamente quem esta acima do peso tem o foco em Fitness, porém, existem pessoas que tem o foco em manutenção ou em saúde. A terceira idade já esta conformada que não dá para se tornarem Panicats e fazem ginástica por puro Wellness mesmo sem saberem disso. As pessoas muito magras que querem ficar um pouco mais fortes mas sem exageros já aderiram a filosofia Wellness pois visam o equilibrio estético. A invasão dos exercícios de Pilates e dos exercícios Funcionais nas aulas de Localizada, Circuito e outras estão trasformando essas aulas em aulas de Wellness. Não se preocupem porque as mudanças estéticas continuarão a acontecer só que de forma mais equilibrada. Em pouco tempo a imagem do ''corpo sarado'' será substituida pela imagem do ''corpo inteligente''.
Bem vindos ao futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário