quarta-feira, 13 de maio de 2009

Fitness Brasil 2009

Pela 15 vez eu participo da Convenção Fitness Brasil e também do Workout Fitness Show.
Sem dúvida nenhuma esse ano foi o ano do Treinamento Funcional. No ano anterior foi o ano do Pilates e a cada ano desses 15 que participei uma ou outra modalidade bem como um ou outro professor se destacou.
É muito dificil comparar uma ano com outro pois as coisas evoluem, seria mais ou menos a mesma dificuldade que temos para comparar jogadores de futebol do passado com jogadores atuais.
Então vamos deixar o que ficou para trás e comentar sobre as novidades desse ano.
Primeiro dia do Workout.
- F3
Um circuito de treinamento funcional com a apresentação de vários equipamentos desenvolvidos pela empresa Ka Sports e pela FitnessBeat. Esses equipamentos são bem interessantes quem quiser conhece-los entre no site http://www.kasports.com.br/ e no site da http://www.fitnessbeat.com.br/. O ponto forte da aula foi a diversidade de exercícios e de equipamentos o que motivou os participantes do começo ao fim. O ponto fraco foi a transição de uma estação para outra que gerava uma certa demora para os alunos colocarem os equipamentos e logo em seguida se perdia mais tempo para aprender a sequência de exercícios.
- Fun Street Vibe;
Uma aula de Hip Hop para alunos iniciantes. Cumpriu o seu papel.
- Rubber Local Intervalada;
Metade Local e metade aeróbica de forma intervalada, alguns exercícios diferentes pois o equipamento é diferente. Boa aula.
- A Lógica do Step.
Carol Macário esta na minha lista dos 5 melhores professores de Step do Brasil, por mais um ano consecutivo ela deu um show de Step a melhor aula do primeiro dia.
Segundo dia do Workout.
- Iso Class.
A aula do Rhony é sensacional, misturando técnicas de ginástica olimpica com Yoga e Pilates ele consegue uma aula de condicionamento físico completa de forma inovadora. Vale a pena fazer um curso com esse cara.
- Slide & Power Rubber Class.
Mais uma aula de ginástica localizada intervalada só que dessa vez ao invés de ser aeróbica e local foi Slide e Local com o mesmo equipamento da aula de Rubber Local o Power Rubber. Boa aula.
- Hip Hop Dance
Edson Guiu é o cara do Hip Hop no Brasil, muito carisma, muita energia, muito estilo e muita didática. Para mim foi a melhor aula do segundo dia.
- Body Jam
A mesma competência de sempre mas não impressiona mais ninguém.
- Reebok Circuit Core Experience
Mais um circuito usando técnicas de treinamento funcional, o Power Rubber apareceu de novo e vários exercícios diferentes foram apresentados. Boa aula.
- Burn To Be Alive Aerobic Class
Aula clássica de ginástica aeróbica para matar saudade dos anos 80. Boa aula.
- Foam Roller Stretching
Equipamento novo usado para alongamento. Interessante.
- Kimax Circuit
Confesso que a minha expectativa com essa aula era muito grande, pensei que seria um novo boom no mundo do Fitness de combate, porém, não fiquei impressionado nem emocionado com a aula. Foi legal mas não foi espetacular.
Terceiro dia.
- Circuito Esportivo
Último circuito da convenção e esse optou por usar equipamentos mais tradicionais com excessão do Foam Roller usada na aula de alongamento do dia anterior. Foi bom mas não apresentou tantas novidades quanto os outros.
- Mat Pilates com Banda Elástica.
Para quem já é formado em alguma escola de Pilates nenhuma novidade.
- Latin Dance.
Edson Guiu arrebentou novamente, sou fâ do cara, a aula foi show.
- Step Celebration
Foi a melhor aula do dia e de todo o Workout. Cida Conti chorou no começo após a excelente apresentação de Mônica Tagliari. No meio da aula ela foi sacaneada pelos amigos da Fitpro que interromperam a aula, fizeram uma graça com ela apresentando a ''verdadeira Cida Conti'' uma professora ''imitando o jeitão da Cida'' e depois ela apagou as velinhas de um bolo de aniversário no qual ela comemorou 20 anos como professora da modalidade. Ai após aquela choradera toda a aula voltou com tudo e com gás renovado aprendemos o terceiro bloco, juntamos os três, partimos os blocos e curtimos até o fim. No final no melhor estilo de cumprimento de basquete agradecemos a mestra do Step pela aula.
- Flexi Bar
Quem não tinha feito adorou mas em São José dos Campos nenhuma academia aderiu ao programa de bastão vibratório desde que ele foi lançado a alguns anos atrás.
- House Dance Party
Tati Sanchis é show de bola, ela consegue fazer até o aluno mais cabeçudo dançar repetiu o sucesso do ano passado só que dessa vez inovou com o DJ Henrique Bianchini mixando o House ao vivo.
- Pilates Core Training
Quem não tem formação em Pilates certamente não conseguiu sentir toda eficiência da aula, mas quem tem deve ter sentido dor por uns dois dias seguidos como eu senti.
- Body Combat
Mesma eficiência de sempre mas a fórmula não impressiona mais.
Último dia.
- Tay Energy Class.
Foi uma aula básica de Tai Chi Xuan. Nada adaptado para o mundo do fitness. Movimentos tradicionais, metodologia tradicional mas com um jeitinho brasileiro é lógico. Boa aula.
- Hip Hop Hits.
Uma inovação. Uma aula de Hip Hop sem coreografia. Uma aula que nós professores de ginástica da velha guarda chamamos de aula free style. O professor Henrique Bianchini (o DJ da Tati Sanchis) apavorou no visual Raul Seixas mas segurou a onda nas coreografias. Foram movimentos isolados e combinações simples para não estressar ninguém. Todo mundo curtiu o som e se soltou, porém, os amantes da coreografia como eu ficaram decepcionados.
- Funcional Core Zone.
Carol Macário realmente pesquisa esse treinamento funcional a alguns anos e já adaptou vários exercícios para o mundo do Fitness. Excelente aula e na minha opinião a melhor aula do último dia.
- Celebration.
A equipe da Costa Cruzeiros realmente sabe fazer uma festa, foi show com música ao vivo e ótimas performances dos professores. Deu até vontade de ir para o cruzeiro.
O que esperar de 2010???
Minhas fontes me revelaram que Kangoo Jump estará na área. Vamos aguardar.